domingo, 10 de março de 2013

Seja sábio,escolha o melhor líder para sua equipe.

Alguns equívocos são cometidos todos os dias e todas as horas pelos os donos de empresas e gerentes que tem o poder de decidir quem será o novo líder ou o novo guia de suas equipes.

São eles:

1) Colocar diante da equipe um profissional, simplesmente porque conhece e desenvolve bem,o seu trabalho.Aqui o erro não é porque a pessoa conhece bem e desenvolve bem o seu trabalho,isso é de grande valor na gestão de uma liderança,mas o que o dono ou gerente esta focando.

Quando colocamos na frente de uma equipe uma pessoa por apresentar esta característica,estamos focando apenas ao resultado e a certeza de que se alguém não conseguir executar alguma tarefa,esta pessoa assume a bronca e faz.

Essa atitude é egoísta,porque combina com um texto muito conhecido,com o titulo:"Agora você é chefe,si vira".Isso não é regra,porém é contra o que a maioria prega no dia dia que as pessoas são importante ao bom desenvolvimento de uma empresa.
    
Eu me lembro que quando eu fui chamado para liderar a minha primeira equipe,eu fui jogado a própria sorte.Só consegui porque eu já tinha feito alguns cursos e sabia exatamente o que uma liderança deveria fazer para alcançar o sucesso.

Alem disso eu já vinha lendo os grandes clássicos da liderança como:Fazer acontecer sem estar no poder,gerentes poderosos,a meta,gerenciamento estratégico,administração da produção,qualidade total,qualidade segundo garv,mak money,zaap,zaap em ação e etc.

Do meu patrão na época eu tive apenas a oportunidade,se assim eu posso dizer,porque eu era o melhor e tinha feito um grande trabalho mesmo não sendo líder. Por isso eu entendo que a oportunidade foi eu que criei e apenas foi colocado em minhas mãos.

Aqui fica o meu conselho:Se você é dono,invista no seu chefe antes dele assumir o comando,porque o tempo que iria passar para descobrir o que é certo,vem pra você como resultado.

Agora se você é um funcionário e tem o desejo de estar na frente de uma equipe,vai estudar,desenvolver habilidades e ate mesmo agir como tal,antes de assumir o comando. Pode ter a certeza,o sucesso é inevitável.

2) Colocar diante de sua equipe alguém,só porque concluiu a faculdade.Quem disse pra você que é na faculdade que se aprende liderar uma equipe?Liderança não se aprende nos bancos de uma faculdade, porque la só dão uma pincelada por cima,não é o objetivo principal.

O grande erro aqui é que são poucas pessoas que tem o a capacidade de descer do seu pedestal e aprender com as pessoas que estão abaixo dele,e quando alguém sobressair sobre ele é manifestado a arrogância,criando um terreno pouco fértil ao bom desenvolvimentos das tarefas mais importantes.
    
Conheço varias pessoas vitimas desses equívocos que estão na frente de equipes,mas desconhecem totalmente os valores e os conhecimentos de uma boa liderança,e acima de tudo,não querem aprender e tem raiva dos que sabem.
    
Aqui fica uma dica,um bom líder nunca para de aprender.Aprender exige humildade e humildade é um dos grandes valores de um líder.

    Bom,eu tinha varias coisas para listar,porém vou parar nestas duas dicas,pois se realmente levar a serio e acreditar,vai ter o melhor líder para direcionar a sua equipe.

    Um abraço e sucesso!!!

Ass.Sebastião Honório da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário