domingo, 17 de fevereiro de 2013

Transformando pedras de tropeço em alicerce de vitoria

     Um dos grandes problemas dos lideres em relação a suas equipes é a intolerança aos erros.Quando um membro da equipe comete um erro,ou erra o alvo,a maioria dos lideres caem matando em cima do seu liderado,de forma arrogante,como se os seus liderados fossem perfeitos.Uma verdade tem que ser entendida e reconhecida,todos os seres humanos erram e estão sujeito a errar.O que devemos fazer é saber lidar com os erros,corrigindo-os e tomando ações para que os erros seja evitados.

     Lidando com os erros com muita sabedoria:

     Alguns conselhos:

1) Não seja duro ao extremo quando alguém errar, porque além de sentir ofendido,nunca mais vai querer ousar,ou tomar iniciativa com medo de errar de novo e você o reprimir.Quando isso acontecer,seja o mais sutil possível chamando atenção com diplomacia e incentivando a ousar e acertar da próxima vez. Comece a fazer isso e depois veja o resultado.

2) Tente mostrar o porque que ele errou e deixe bem claro como você deseja que ele executa a tarefa para que o trabalho fique com a qualidade esperada.Nesse momento é a sua chance de colocar a mesa todos os conhecimentos,para que o seu liderado alcance o nível de envolvimento que você deseja.Só mais um detalhe, faça de uma maneira que ele intenda que você estima a sua presença e permanência em sua equipe e que ele é importante.

3) Procure descobrir se o erro esta ligado a falta de interesse,ou se há influencia de outros fatores como:Lugar certo,se gosta do que esta fazendo, clareza do trabalho e etc. Quando eu falo do lugar certo,me refiro a habilidade de perceber em quais funções as pessoas se adaptam com mais facilidade e que demostra um melhor rendimento. Quando indago sobre gostar do que esta fazendo é outro ponto importante,porque ninguém consegue desenvolver ou executar com eficiência num trabalho que detesta. Sobre a clareza dos trabalhos eu me refiro a maneira de passar as informações e ainda se há uma mineira correta de fazer os trabalhos, para que não ocorra erros.

     Diante dos três pontos discutido ou enfatizado,a responsabilidade de fazer dos erros uma ponte de sucesso esta na mão do líder. Basta saber usar as pedras que encontramos no caminho e fazer delas um belo alicerce para construirmos a nossa história.

    Sei que talvez estas palavras não soaram bem aos seus ouvidos,mas o bom líder faz do impossível possível e das coisas ruins coisas boas,quando tem em si o poder de transformar derrotas em vitórias.

Desejo-lhe muito sucesso!!!

Ass.Sebastião Honório da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário