quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Qual a sua motivação?Faça uso dela.

     A motivação como mencionei em postagens anterior,significa motivo para agir em busca de um bem ou um valor que julgamos merecer o nosso esforço para alcançar.A motivação para ter efeito direto na pessoa que precisamos motivar,ou fazer se mover em busca de algo é preciso ser entendida e vivida pelo motivador.Em outras palavras,responsável pela motivação tem que ter vivido na pratica ou teve de ter sido motivado por alguém em algum momento da sua história.

     A razão de tudo isso é que para motivar alguém é preciso se colocar no lugar desta pessoa e fazer as seguintes perguntas:O que faria com que eu lutasse por este algo?Como alguém poderia me convencer que vale apena me dedicar por este algo?Dai com posse destas e demais perguntas,lançaremos mão da nossa missão de convence-lo os nossos liderados. Você percebeu que do ponto de vista do motivador a motivação mudou de nome e agora eu já estou tratando como:Convencer,que é igual,trazer para o meu lado ou defender a ideia que eu defendo?

    Então chegamos a conclusão que motivar alguém é fazer com que esta pessoa baseada nas razões ou motivos que você mostrou dedica o seu melhor em proou desta causa.Nesta questão vem destacando o poder da aproximação,da capacidade de ouvir as pessoas,da capacidade de saber usar o que eu chamo de maior arma do líder a comunicação. Com a aproximação é quebrado a barreira da insegurança e surge o sentimento de igualdade,fazendo com que você tenha contato com os sentimentos dos seus liderados.

     Da capacidade de ouvir,vem o sentimento de que você se importa.Da capacidade de comunicação,vem a oportunidade de mostrar a cada dia o que você defende e o convencimento.E como cartada final,o saber que os seus liderados tem sonhos diferentes e motivos diferentes para agir com entusiasmo em proou de um objetivo.

     Um exemplo:Eu adoro ter dinheiro,adoro sentar no shop com a família e deixar eles pedirem o que quer, amo poder pagar as minhas contas e me sinto o máximo.Mas não sou motivado por dinheiro,sou motivado quando alguém me coloca um desafio e me da liberdade para agir.posso te garantir que o meu rendimento é acima de 120%.Amo estar a frente de equipe,amo trabalhar com gente,esta é a minha chamada.

     A minha especialidade é mecânica,administração, ferramentaria e processos produtivos,mas costumo dizer que o produto que fazemos não é o meu trabalho,o meu trabalho e o meu produto são as pessoas.Tanto é que eu já estive em vários setores como: trefilação qualidade, caldeiraria,madeireira, ferramentaria e em todos estes setores eu fui e sou entusiasmado,porque em todos estes setores quem faz acontecer são as pessoas.

     Então eu te pergunto:O que te motiva?O que pode motivar o seu liderado?O que é motivação? Talvez com estas respostas você pode entusiasmar a sua equipe ou mesmo você.

Um Abraço!!!

Ass. Sebastião Honório da Silva.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário